Questões Concurso Pedagogia: Bullying, Formação Docente, Wallon, ECA, …

Baixe e estude resolvendo questões de concurso sobre conhecimentos pedagógicos. Esse simulado contém 10 questões sobre Bullying, Formação Docente, Wallon, ECA, LDB, Piaget, Moran, …

Questões de concurso sobre BNCC, LDB, Gestão Democrática, Avaliação, PPP.

BAIXAR SIMULADO EM PDF!

Materiais para concursos de diversas áreas como Educação Física, Matemática e outros – CLIQUE AQUI

Cursos Online Gratuitos (COM CERTIFICADO) – CLIQUE AQUI

Materiais de Matemática para Sala de Aula – CLIQUE AQUI

 

Questões Concurso Pedagogia: Bullying, Formação Docente, Wallon, ECA, …

Questões retiradas da prova realizada no CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE COLÔMBIA/SP, ano 2020, cargo.

Questão 1
O bullying é definido como a prática violenta e intencional que causa dor, angústia e sofrimento às vítimas. (Fante. 2012; Schultz et al., 2012.)
No bullying, as agressões podem ser de forma direta ou indireta. Consistem em formas diretas de bullying, EXCETO:
A) Exclusão.

B) Agressões físicas.
C) Agressões verbais.
D) Agressões sexuais.

Questão 2
Imbernón (2011) conceitua a formação de docentes como um processo que necessita objetivar o desenvolvimento da capacidade de reflexão em grupo, não somente como treinamento para atuação técnica, mas visando à formação para se aprender a conviver com mudanças e incertezas da sociedade contemporânea. Tendo como base a formação docente, é INCORRETO afirmar que:
A) Se consolidará em atualizar os métodos de ensino, abrangendo, simplesmente, duas dimensões inseparáveis: profissional e organizacional.
B) Se baseia nas práticas educativas, intervenções e situações oriundas do processo de ensino e aprendizagem concretizado em sala de aula.
C) Uma formação sólida necessita dotar o professor de instrumentos intelectuais que sejam úteis ao conhecimento
e à interpretação das situações complexas em que se situa.


D) A noção desta formação se relaciona intimamente com o conceito de aprendizagem permanente, considerando sempre os saberes docentes como resultados de um processo de formação dentro e fora da escola.

Questão 3
Os domínios funcionais entre os quais se dividirá o estudo das etapas que a criança percorre serão, portanto, os da afetividade, do ato motor, do conhecimento e da pessoa. (WALLON, 1995, p. 135.)
A partir desta visão integrada do indivíduo, segundo Wallon, é INCORRETO afirmar que:
A) Na criança opõem-se e implicam-se, mutuamente, fatores de origem biológica e social.
B) O processo de desenvolvimento caracteriza-se por um movimento contínuo, isto é, de transformações constantes ao longo da vida.
C) O desenvolvimento é considerado por Wallon como um processo acabado após a superação das crises e conflitos em sua adaptação ao meio.
D) A teoria walloniana apresenta enfoque interacionista, ou seja, todos os aspectos do desenvolvimento são decorrentes da interação de fatores orgânicos e sociais, sendo nesta interação que o indivíduo se constitui.

SUPER PREPARADO CURSOS E CONCURSOS
https://questoesconcursopedagogia.com.br/mais1200questoes/

Questão 4
O ECA configura-se como uma legislação de direitos humanos de crianças e adolescentes, colaborando com o desenvolvimento da cidadania, principal objetivo da educação. Tendo como referência as obrigações impostas aos dirigentes dos estabelecimentos de ensino, em cumprimento ao Art. 56, é INCORRETO afirmar que cabe aos gestores escolares comunicar ao Conselho Tutelar os casos de:
A) Elevados níveis de repetência.
B) Maus-tratos envolvendo seus alunos.
C) Ausência de acesso à escola pública e gratuita próxima da residência do aluno.
D) Reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares.

Questão 5


A teoria histórico-cultural tem suas origens nos estudos de Lev Semenovich Vygotsky (1896 – 1934). Construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de
um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem neste desenvolvimento, sendo esta teoria considerada histórico-social. Uma pedagogia inspirada na
abordagem sócio-histórica envolve, EXCETO:
A) Diálogo constante entre alunos e dos alunos com o professor.
B) Mediação rica, variada e entusiasmada do docente no sentido de incentivar seus alunos.
C) Atividades de nivelamento para padronizar os níveis de conhecimento e experiência dos alunos.
D) Interação entre pares, para favorecer a troca e, portanto, a inclusão de todos nas atividades pedagógicas.

Questão 6
Piaget propõe que o conhecimento é construído na relação do homem com os objetos, não estando pronto nem no sujeito (na carga genética), nem no meio (no objeto). O conhecimento não está pronto antes da relação do homem com o meio, mas é construído nessa relação.
(Coleção Proinfantil, Módulo II – Unidade 2 – Livro de estudo – vol.2 / MEC.)
Considerando alguns conceitos piagetianos, assinale a alternativa correta.
A) Adaptação: conjugação da assimilação e da acomodação.
B) Acomodação: incorporação do mundo à experiência do sujeito.
C) Período pré-operacional: as formas de assimilação do meio são sensoriais.
D) Período sensório motor: caracteriza-se pela ação mental da criança sobre o meio.

SUPER PREPARADO CURSOS E CONCURSOS
https://questoesconcursopedagogia.com.br/mais1200questoes/

Questão 7
De acordo com Moran (2018), dois conceitos são especialmente poderosos para a aprendizagem hoje: aprendizagem ativa e aprendizagem híbrida. A partir do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Metodologias são grandes diretrizes que orientam os processos de ensino e aprendizagem e que se concretizam em estratégias, abordagens e técnicas concretas, específicas e diferenciadas.
II. Metodologias ativas consistem em um conjunto de estratégias utilizadas em algumas sequências didáticas, centradas na participação efetiva do professor na construção do processo de ensino.
III. A aprendizagem híbrida destaca a flexibilidade, a mistura e o compartilhamento de espaços, tempos, atividades, materiais, técnicas e tecnologias que compõem esse processo ativo.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
A) I, II e III.
B) II, apenas.
C) III, apenas.
D) I e III, apenas.

Questão 8
Aprendizagem baseada em projetos é uma metodologia de aprendizagem em que os alunos se envolvem com tarefas e desafios para resolver um problema ou desenvolver um projeto que tenha ligação com a sua vida fora da sala de aula.
(BACICH & MORAN. Metodologias ativas para uma educação inovadora.)
Considerando a aprendizagem baseada em projetos, assinale a afirmativa INCORRETA.
A) Adota o princípio da aprendizagem colaborativa, baseada no trabalho coletivo.
B) Neste projeto há preocupação em gerar um produto, que seja um objeto concreto ao final do trabalho.
C) Os alunos são avaliados de acordo com o desempenho durante as atividades e na entrega dos projetos.
D) Os projetos preveem paradas para reflexão, feedback, autoavaliação e avaliação de pares, discussão com outros grupos e atividades para “melhoria de ideias”.

Questão 9
Segundo Hadyt (1997), a avaliação formativa caracteriza-se pelos seguintes aspectos: possibilita ao professor refletir e analisar o seu trabalho pedagógico em sala de aula, além de rever, investigar e aperfeiçoar constantemente a sua teoria e prática, de acordo com as necessidades dos educandos, e, por sua vez, para os alunos, o avaliar formativo “[…] oferece […] informações sobre seu progresso na aprendizagem fazendo-o conhecer seus avanços, bem como suas dificuldades, para poder superá-las […]”. (HADYT, 1997, P. 292-293.)
Considerando os elementos da avaliação formativa: regulação do ensino e aprendizagem, autorregulação da aprendizagem e feedback, assinale a afirmativa INCORRETA.
A) O feedback também possibilita ao aluno realizar a autorregulação de sua própria aprendizagem.
B) O feedback é um elemento relevante na avaliação formativa, pois é o momento em que o professor irá somente indicar ao aluno seus erros e acertos.
C) A regulação é uma ação realizada pelo professor, momento em que o mesmo irá regular e intervir na superação das dificuldades dos alunos para que avancem no processo de construção das aprendizagens.
D) Para a realização do feedback, assim como para os processos de regulação do ensino e da autorregulação da aprendizagem, é relevante destacar o foco nos objetivos delineados para cada situação de ensino e aprendizagem.

Questão 10
Da organização da Educação Nacional, conforme a LDB, em seu Art. 10, os estados incumbir-se-ão de, dentre outros, assinale a afirmativa INCORRETA.
A) Oferecer com prioridade o ensino fundamental.
B) Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino.
C) Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino.
D) Autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

1 A, 2 A, 3 C, 4 C, 5 C, 6 A, 7 D, 8 B, 9 B, 10 A

 

Deixe um comentário